Secretário de Saúde, Alexandre Padilha, recebe kit sobre o projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política

Equipe Comunicação Programa de Justiça Econômica

Secretário de Saúde, Alexandre Padilha, recebe kit sobre o projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política

O coordenador local do projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política” do Grajaú, Seiti Takahama, esteve presente, no último dia 12 de setembro, em encontro com o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, que reuniu lideranças do Cantinho do Céu para ouvir as reivindicações da comunidade sobre saúde pública. Na ocasião, Takahama apresentou o projeto, cofinanciado pela União Europeia e apoio da Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales (CAFOD).

O representante da Secretaria Municipal de Saúde recebeu das mãos do coordenador local a camiseta e um kit informativo sobre o funcionamento do projeto. “É bom que iniciativas como estas surjam nas comunidades”, comentou Alexandre Padilha, ao saber que, no mesmo instante, estava acontecendo o primeiro módulo de formação do projeto, no Céu Navegantes.

Seiti explicou, ainda, que o projeto pretende potencializar o conhecimento acerca dos direitos sociais, como é a saúde pública, para a comunidade do Cantinho do Céu e enumerou várias demandas já encaminhadas pelo moradores do local. Uma delas é a que pede a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), cuja solução foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde, provisoriamente, instalando um ‘conteiner’ (unidade móvel) até que a obra seja iniciada.

O encontro contou com participação de várias lideranças, conselheiros e agentes da Pastoral de Saúde, além da equipe técnica do órgão público. De acordo com Seiti, foi uma boa oportunidade para mostrar que muitas ações estão sendo feitas por parte da comunidade. “É importante que a comunidade participe ativamente dessas discussões”, falou.

O projeto

O projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política” é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales). O projeto será implementado no Brasil nos próximos três anos por quatro entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: Grito dos Excluídos Continental, as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral da Saúde Nacional.

Além de Grajaú, o projeto também se desenvolve em Alvarenga, São Bernardo do Campo; e em Natal, Rio Grande do Norte. Em três anos de execução, o projeto pretende formar 900 lideranças e agentes de Pastorais da Saúde.

Para mais informações: www.direitososicias.org.br
Assessoria: Rogéria Araujo (11) 96369.9878 | (85) 98681.8141
e-mail: comunica.direitosesaude@gmail.com coord.direitosesaude@gmail.com

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>