Projeto cofinanciado pela União Europeia realiza formação em saúde pública no bairro Bom Pastor, em Natal

Equipe Comunicação Programa de Justiça Econômica

O projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política” realiza no próximo domingo, dia 13 de setembro, o primeiro módulo de formação intitulado “A saúde e a proteção social como direito”. A formação é voltada para agentes da Pastoral da Saúde e outras lideranças. Acontecerá no Centro Pastoral Jesus Bom Pastor, no bairro Bom Pastor, em Natal, das 7h30 às 15h30.

Este novo projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales). O projeto será implementado no Brasil nos próximos três anos por quatro entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: Grito dos Excluídos Continental, as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral da Saúde Nacional.

Em Natal, o projeto é realizado no Parque das Dunas e Parque dos Coqueiros e levado à frente por Nilton Minora, coordenador local. O projeto – também executado em comunidades do Grajaú e Alvarenga, em São Paulo – tem por objetivo fortalecer o conhecimento sobre o sistema público de saúde, afim de empoderar os agentes e lideranças, como multiplicadores, para que possam acompanhar, fiscalizar, reivindicar serviços de saúde de qualidade e, assim, garantir direitos básicos.

Programação

9h30 às 10h – Palestra “A Saúde e a Proteção Social como Direito”, com Livanildo da Silva, advogado, chefe da Advocacia Geral da União (AGU)
10h30 às10h45 – Momento para debate e perguntas
10h45 – Palestra “O SUS – História, Princípios e Funcionamento, com Franklin Capistrano, médico psiquiatra
12h30 – Almoço
13h às 13h30 – mística, com Agentes da Pastoral da Saúde
13h30 às 14h30 – Painel “Direitos Sociais e Saúde: situação atual, com Livanildo Silva, Franklin Capistrano e Nilton Minora
14h30 às 15h – Avaliação, considerações finais e encerramento, com Norma Minora

Para mais informações: www.direitososicias.org.br
Assessoria: Rogéria Araujo (11) 96369.9878 | (85) 98681.8141

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>