Programa Justiça Econômica e CAFOD se reúnem em Brasília

Rogéria Araujo

De acordo com a coordenação do Programa Justiça Econômica, o objetivo do encontro foi criar um espaço de reflexão para delinear uma nova fase de trabalho junto com CAFOD, tendo como referência muitas das falas do Papa Francisco, entre elas a que “temos que ser corajosos para sermos capaz de estar à altura dos desafios que estão pela frente”.

Foram três dias intensos de trabalho centrados no panorama atual brasileiro e nos cenários que podem permitir os avanços na defesa dos direitos sociais e políticas de combate à desigualdade e à pobreza. O fato de este desafio se dar num momento de retrocessos exige da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais muitas estratégias à base da união.

Para auxiliar e provocar discussões, reflexões e encaminhamentos, o encontro contou com a participação de assessores como Evilásio Salvador, economista, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Seguridade Social e Trabalho (GESST/UnB), Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora, que iluminou as reflexões e fortaleceu na caminhada rumo à terra onde “emana leite e mel”.

O encontro contou também com a assessoria de Antônio Augusto Queiroz, analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), do economista Jorge Gouvea, especialista em finanças públicas, e Luciano Fázio, consultor em Previdência. Foram valiosas contribuições que culminaram em momentos ricos de aprendizagem e perspectiva para o Programa. A metodologia e animação ficaram por conta de Claire Dixon, Cecilia Iorio e Kezia Lavan, da CAFOD.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>