População de Alvarenga discute sobre financiamento, controle social e SUS

Equipe Comunicação Programa de Justiça Econômica

Financiamento, Controle Social e o SUS. Este foi o tema da formação do segundo módulo do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política, que aconteceu no último dia 14 de novembro no bairro Alvarenga, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A atividade reunião lideranças da região e a população do bairro para aprofundar o conhecimento sobre saúde pública.

A formação contou com a participação do coordenador estadual da Pastoral da Saúde e assessor de incidência e formação do projeto, Sebastião Venâncio, que dialogou com o público sobre mais esta etapa do projeto. “É importante que a gente tenha essa compreensão de que a saúde não é de graça. Que pagamos, através de várias formas, por isso, que é um direito básico da população”, falou.

Adalgisa Silva, moradora do bairro, relatou várias vezes em que se sentiu com seus direitos ameaçados. “Tem horas que a gente não sabe de quem cobrar, como cobrar e ficamos de lado. Só conseguimos ficar mais doentes”, relatou.

A proposta dos módulos é tornar o conhecimento sobre o SUS, sobre saúde pública, mais acessível às populações vulneráveis, ou seja, as que mais dependem do serviço público de saúde. De acordo com Luiz Bassegio, coordenador geral do projeto, “este é o grande objetivo do projeto, fazer com que as pessoas conheçam seus direitos e possam cobrá-lo de forma eficiente e com base”.

O projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales (CAFOD). No Brasil, o projeto é executado pelo Programa Justiça Econômica, uma parceria entre as entidades Grito dos Excluídos Continental, Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB-PS), Comissão Brasileira da Justiça e Paz (CNBB-CBJP), e Pastoral da Saúde Nacional.

Mais informações: www.direitosociais.org.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>