Natal – Integrantes do projeto Direitos Sociais e Saúde são eleitos Conselheiros da UBS Parque das Dunas

Rogéria Araujo

José Garrido de Lima Neto, José Inácio da Silva e Edinaldo Calixto Torres e Elitânia Fortes (como suplente), agentes da Pastoral da Saúde de Natal, foram eleitos/as para exercer por dois anos a função de conselheiros de saúde local da Unidade que fica no bairro Pajuçara, região que contabiliza cerca de 60 mil habitantes. O coordenador do projeto local, Nilton Minora, explica que a região foi ficando cada vez mais populosa, mas que há mobilização para que o atendimento na região seja compatível.

“Exercer o controle social e uma experiência que nos leva ao conhecimento dos nossos direitos e deveres das diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde e o planejamento local de saúde e estabelecer um conselho local na comunidade, além de ser uma ponte para as pessoas que não têm conhecimento de seus direitos e deveres com usuários”, afirmou José Garrido, um dos eleitos e integrante do projeto.

Para ele a função social do conselheiro de saúde, ao estar em grupo com gestores, trabalhadores e usuários, só fortalece a luta por direitos e cidadania. Elitânia Fortes ressalta: “A importância de participar do Conselho Local de Saúde é porque estamos juntos com o gestor, os funcionários, ajudando naquilo que eles necessitam, buscando melhoria para a comunidade e para os servidores públicos também. É oportunidade par fazer diminuir o sofrimento daqueles que precisam de uma consulta, de um exame”.

Os/as conselheiros/as se reúnem a cada primeira sexta-feira de cada mês. Sempre que possível fazem visitas às Unidades para escutar os usuários do Sistema Único de Saúde e observar como está funcionando o equipamento.

*O projeto *

O projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da Agência Católica de Desenvolvimento da Inglaterra e País de Gales (Cafod). É executado pelo Programa Justiça Econômica, do qual fazem parte o Grito dos/as Excluídos/as Continental, Pastoral Social, Pastoral da Saúde, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, contando com o apoio da rede Jubileu Sul Brasil. O principal propósito deste projeto é, através de formação e incidência política, garantir melhor acesso e informação sobre o sistema de saúde pública do Brasil para populações vulneráveis.

Para saber mais: www.direitosociais.org.br | Facebook: Programa Justiça Econômica
Emails: coord.direitosesaude@gmail.com | comunica.direitosesaude@gmail.com

O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva do Programa Justiça Econômica, não podendo, em caso algum, dizer que representa a opinião da União Europeia.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>