NATAL | Curso Aprofundado marca fim da primeira etapa do projeto Direitos Sociais e Saúde

Rogéria Araujo

O encontro aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de junho no Centro de Treinamento Ponte Negra – João Paulo II, em Natal, e reuniu lideranças e agentes da Pastoral da Saúde que, desde junho, vinham participando de várias formações e palestras motivacionais promovidas pelo projeto. Para este Curso Aprofundado foram convidados o economista Guilherme Delgado e do integrante da Central Única dos Trabalhadores, Alexandre Bento.

Um dos objetivos do Curso Aprofundado é levar para os participantes mais informações sobre os direitos básicos das populações dos bairro onde o projeto se realiza em Natal: Parque das Dunas e Parque dos Coqueiros, ambos na Zona Norte da capital.

Para Elitânia Fortes, todo momento de conhecimento é válido. “Estamos sempre dispostos a aprender e a repassar esse conhecimento adiante para fortalecer nossos bairros e comunidades” falou.

Os dois assessores contribuíram bastante nesta etapa final. Falando sobre seguridade e proteção social, Guilherme Delgado explicou que todo sistema construído num sistema já desigual requer que se faça provisão de recursos públicos para que assim se tenha igualdade. “Se as pessoas têm necessidades, quanto maior o grau de pobreza, mas elas precisam que uma outra parcela da população garanta a distribuição de recursos, para poderem terem seus direitos garantidos”, afirmou.

Já Alexandre Bento, provocou os/as participantes a pensar sobre as características necessárias para uma liderança. Quais seriam seus princípios? Suas qualidades? Quem poderia ser considerada uma liderança? Com essas perguntas, o assessor motivou as pessoas a participarem e a reconhecerem elementos importantes nas lideranças. Maria de Lourdes Ide, que atua em São Paulo com o setor dos metalúrgicos, onde desenvolve formações de gênero, também trouxe para o debate a reflexão sobre as lideranças mulheres que são tão pouco reconhecidas.

O advogado Livanildo Silva também participou do encontro explicando os objetivos e parabenizando a todos e todas que passaram pelos momentos de formação.

O projeto

O projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política é cofinanciado pela União Europeia, com apoio da Agência Católica de Cooperação Internacional da Inglaterra e País de Gales (CAFOD) e executado pelo Programa Justiça Econômica. O objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria do acesso dos grupos mais vulneráveis aos serviços de saúde pública (SUS), assegurando que os princípios e recursos estabelecidos na Constituição Federal para o direito à saúde pública de qualidade sejam garantidos para reduzir as desigualdades de acesso ao sistema de seguridade social.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>