Grajaú – Luciano Fazio aborda tema dos direitos humanos e seguridade no Cantinho do Céu

Rogéria Araujo

Com um exercício de simulação de um júri, o especialista foi introduzindo o tema do direito humano, social, internacional, civil e, assim, os/as participantes foram interagindo com vários temas ligados aos direitos humanos que podem ser vividos no cotidiano dos bairros e comunidades. Para Luciano, foi importante despertar no público que todos os direitos são relevantes para uma vida digna e que, somente conhecendo-os, é possível reivindicá-los.

Na parte da tarde, Fazio aprofundou o tema da seguridade social, que é formado pelo tripé: previdência social, assistência social e saúde. Ele chamou a atenção para o fato de que estamos vivendo um momento de retiradas de direitos e é papel do povo fazer estar bem informado para defender direitos históricos. “Temos que cuidar das políticas públicas. Se nós não cuidarmos não vão cuidar por nós. Todos esses direitos estão na Constituição brasileira. Por isso, é preciso assegurar esses direitos”, falou.

A participante Roseli Matias saiu da formação com a certeza de mais acúmulo de conhecimento. Destacou a linguagem usada na formação mais voltada para o popular, que torna mais fácil o entendimento da população. “Ficou muito mais fácil entender coisas que são até técnicas por conta de uma linguagem mais facilitada que temos no curso. Também fica claro que o tema da saúde é muito mais abrangente do que muitos pensam”, falou.

O projeto

O projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da Agência Católica de Desenvolvimento da Inglaterra e País de Gales (Cafod). É executado pelo Programa Justiça Econômica, do qual fazem parte o Grito dos/as Excluídos/as Continental, Pastoral Social, Pastoral da Saúde, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, contando com o apoio da rede Jubileu Sul Brasil. O principal propósito deste projeto é, através de formação e incidência política, garantir melhor acesso e informação sobre o sistema de saúde pública do Brasil para populações vulneráveis.

Para saber mais: www.direitosociais.org.br | Facebook: Programa Justiça Econômica
Emails: coord.direitosesaude@gmail.com | comunica.direitosesaude@gmail.com

O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva do Programa Justiça Econômica, não podendo, em caso algum, dizer que representa a opinião da União Europeia.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>