GRAJAÚ – Comunidade do Cantinho do Céu participa de formação sobre as ameaças que rondam o SUS

Equipe Comunicação Programa de Justiça Econômica

GRAJAÚ – Comunidade do Cantinho do Céu participa de formação sobre as ameaças que rondam o SUS

O Domingo de Ramos teve algo a mais na comunidade Cantinho do Céu, no bairro Grajaú, em São Paulo. Logo pela manhã, depois da missa na Paróquia São Carlos Borromeu, os/as participantes do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política se dirigiram para o CEU Navegante onde começou a formação que discutiu as ameaças que afetam, hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre apresentação de teatro e palestras, o momento foi muito rico para que os cursistas ampliassem seus conhecimentos sobre o tema.

A formação teve início com a participação de Frederico Soares Lima, coordenador da União do Movimentos Populares da Saúde (UMPS) que trouxe uma apresentação de teatro, onde se contou a história de luta das mulheres no movimento de saúde dos anos 1980. Os/as cursistas eram convidados a também fazer parte da encenação e, numa forma lúdica, foram se envolvendo nos diversos assuntos do espetáculo popular: movimentos sociais de trabalhadores do campo, cidade, moradores, da periferia, mulheres e estudantes que se organizavam, movimentos pela saúde, educação, transporte, moradia, terra, Diretas Já, as mobilizações na elaboração da Nova Constituição (1987-1988).

Logo em seguida, em conversa com o público, através de uma breve análise foram mostradas os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde e o momento atual e quais as principais ameaças e o que a população pode fazer em relação a isso. O conteúdo mostrou que é de extrema importância a população conhecer seus direitos na saúde diante de tantas ameaças como o subfinanciamento, por exemplo.

A segunda parte da formação foi feita por Cláudio Lima Vieira, coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade de Santo Amaro. Ele falou sobre o saneamento básico, esgotamento sanitário inadequado, doenças relacionadas a sistema de água e esgoto no Cantinho do Céu. Saneamento básico é o tema da CFE deste ano.

Também ficou definido que a comunidade do Cantinho do Céu vai participar da Chamada Pública do Plano Regional de Saneamento Básico por subprefeitura, que acontecerá no próximo mês de abril.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>