GRAJAÚ – Comunidade do Cantinho do Céu participa de formação sobre as ameaças que rondam o SUS

Equipe Comunicação Programa de Justiça Econômica

GRAJAÚ – Comunidade do Cantinho do Céu participa de formação sobre as ameaças que rondam o SUS

O Domingo de Ramos teve algo a mais na comunidade Cantinho do Céu, no bairro Grajaú, em São Paulo. Logo pela manhã, depois da missa na Paróquia São Carlos Borromeu, os/as participantes do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política se dirigiram para o CEU Navegante onde começou a formação que discutiu as ameaças que afetam, hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre apresentação de teatro e palestras, o momento foi muito rico para que os cursistas ampliassem seus conhecimentos sobre o tema.

A formação teve início com a participação de Frederico Soares Lima, coordenador da União do Movimentos Populares da Saúde (UMPS) que trouxe uma apresentação de teatro, onde se contou a história de luta das mulheres no movimento de saúde dos anos 1980. Os/as cursistas eram convidados a também fazer parte da encenação e, numa forma lúdica, foram se envolvendo nos diversos assuntos do espetáculo popular: movimentos sociais de trabalhadores do campo, cidade, moradores, da periferia, mulheres e estudantes que se organizavam, movimentos pela saúde, educação, transporte, moradia, terra, Diretas Já, as mobilizações na elaboração da Nova Constituição (1987-1988).

Logo em seguida, em conversa com o público, através de uma breve análise foram mostradas os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde e o momento atual e quais as principais ameaças e o que a população pode fazer em relação a isso. O conteúdo mostrou que é de extrema importância a população conhecer seus direitos na saúde diante de tantas ameaças como o subfinanciamento, por exemplo.

A segunda parte da formação foi feita por Cláudio Lima Vieira, coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade de Santo Amaro. Ele falou sobre o saneamento básico, esgotamento sanitário inadequado, doenças relacionadas a sistema de água e esgoto no Cantinho do Céu. Saneamento básico é o tema da CFE deste ano.

Também ficou definido que a comunidade do Cantinho do Céu vai participar da Chamada Pública do Plano Regional de Saneamento Básico por subprefeitura, que acontecerá no próximo mês de abril.

Dejar una respuesta