Fortalecendo a saúde pública: Conselho Episcopal de Pastoral recebe Projeto Direitos Sociais e Saúde

Equipe Comunicação Programa de Justiça Econômica

O Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, no último dia 24 de novembro, em Brasília, representantes do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política, do qual fazem parte as Pastorais Sociais, a Pastoral da Saúde e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), todos organismos ligados à Conferência.

O encontro – que aconteceu semana antes da XV Conferência Nacional de Saúde – teve como principal objetivo apresentar um panorama sobre dilemas, desafios financeiros e o esgotamento do Sistema Único de Saúde (SUS) junto ao órgão executivo, responsável por decisões pastorais da Assembleia Geral do Conselho Permanente da CNBB.

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, diante da exposição feita pelo coordenador local do projeto no Grajaú, representante da Pastoral da Saúde e Grito dos/as Excluídos/as Continental em São Paulo, Seiti Takahama, firmou mais uma vez o compromisso de orientar os/as e leigos/as a participarem dos Conselhos de Saúde, no sentido de articular interesses coletivos, discutir as políticas de saúde e fiscalizar sua execução.

A participação da comunidade católica, no que se refere à defesa e proteção do SUS, continuou Dom Leonardo, é, também, expressão da democracia participativa, de um valor democrático de profundo respeito à cidadania.

O projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales). É implementado no Brasil por quatro entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Pastoral da Saúde e Grito dos/as Excluídos/as Continental. Conta, ainda, com apoio da rede Jubileu Sul Brasil.

Para mais informações: www.direitososociais.org.br
Assessoria: Rogéria Araujo (85) 98683.8141 | (11) 94784.1929
e-mails: coord.direitosesaude@gmail.com comunica.direitosesaude@gmail.com

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>