Encontro debate formas de luta para garantir aprovação de projeto popular em defesa da saúde pública

Luciane Udovic, do Programa de Justiça Econômica

Nos dias 20 e 21 de março de 2014, o Programa Justiça Econômica, junto com a Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz organizou um encontro com o objetivo de refletir e avaliar a caminhada do Movimento em Defesa da Saúde Pública no nosso país que, em 2013 entregou mais de dois milhões de assinaturas no Congresso Nacional para ampliar os recursos investidos na saúde pública. Contudo, a vontade popular não foi suficiente para garantir a saúde como direito fundamental e o Projeto de Lei de Iniciativa popular 231/13 encontra-se parado.

Participaram do Encontro mais de 36 pessoas de vários movimentos e redes de defesa da saúde pública.

O deputado Federal Dr. Rosinha – PT/PR, que preside a Comissão de Seguridade Social e Família esteve presente e lamentou o fato do Projeto de iniciativa popular não ter avançado no Congresso e que é necessário buscar alternativas no Movimento para que alguma coisa aconteça ainda este ano.

As mesas do Encontro debateram temas como: a conjuntura da Saúde Pública no Brasil; as ações e desafios do Movimento em defesa da Saúde Pública no Brasil e ainda uma rodada de discussão com os grupos que atuam em defesa da saúde das populações vulneráveis socialmente.

Ao final do encontro, foram realizados grupos de trabalho que encaminharam propostas concretas para o fortalecimento do movimento Saúde+10.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>