Cantinho do Céu, no Grajaú, recebe formação do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política

Equipe Comunicação Programa de Justiça Econômica

O projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política” realiza no próximo sábado, dia 12 de setembro, o primeiro módulo de formação com o tema “A saúde e a proteção social como direito” na comunidade Cantinho do Céu, no Grajaú, em São Paulo. A formação tem como público alvo lideranças locais e agentes das Pastorais de Saúde e está programada para acontecer das 8h às 17h.

Este novo projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales). O projeto será implementado no Brasil nos próximos três anos por quatro entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: Grito dos Excluídos Continental, as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral da Saúde Nacional.

Este módulo – o primeiro de uma série de quatro – tem por objetivo discutir a saúde como direito social; apresentar o histórico do surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o funcionamento e a gestão do serviço público de saúde.

Para esta formação, o projeto contará com a parceria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e terá como assessor o residente em Medicina da Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Stephan Sperling.

A proposta é que através destas formações as comunidades possam ter mais conhecimento sobre o funcionamento e gestão da saúde pública e, assim, tenham mais embasamento para cobrar e fiscalizar o Sistema Único de Saúde e garantir direitos básicos.

Programação

8h – Recepção e café
8h30 – Acolhida e apresentação dos participantes
8h40 – Mística/acolhida (comunidade)
9h – Início da formação – A Saúde e a Proteção Social como Direito: O SUS – história, princípio, funcionamento e situação hoje. Assessor: Stephan Sperling
10h00 – Exibição do vídeo-aula 1 do CEBES “Reforma Sanitária e trajetória”
Debate e perguntas
12h30 – Almoço
13h30 – Retomada dos trabalhos de formação
Exibição do vídeo “Você sabe o que é o SUS? Saúde é Direito, não favor!”
Conceito de seguridade social e Organização do SUS, com Stephan Sperling
16h40 – Trabalho Comunidade: busca da história da saúde no lugar de residência do aluno – Com Seiti Takahama.
17h – Encerramento e café/lanche

Para mais informações: www.direitososicias.org.br
Assessoria: Rogéria Araujo (11) 96369.9878 | (85) 98681.8141

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>