Direitos Sociais

http://direitosociais.org.br

Parceiros

CAFOD JubileoSul
Pastorais Sociais Grito de los Ecxluídos/as Commisao Barileira Pastoral Saudade

Com apoio da

UE

ANO III - SÃO PAULO - Seminário Democracia, Participação e Controle Social no SUS

7 de Abril de 2018 - 7 de Abril de 2018
Rua São Bento, 413 - Salão Azul , São Paulo SP

IA MUNDIAL DA SAÚDE 2018 CONVIDA

O Dia Mundial da Saúde é um dia importante no calendário de quem trabalha na área ou se importa com o tema, como usuário, estudioso ou militante da saúde. Celebrado no dia 07 de abril, remete à primeira reunião da OMS – Organização Mundial da Saúde, organismo ligado à ONU – Organização das Nações Unidas, criado em 1948, para tratar de questões ligadas à saúde dos povos, num mundo em destroços, recém-saído da segunda guerra mundial. Em sua primeira reunião, a OMS aprovou numa resolução, que aquele dia histórico seria comemorado doravante como Dia Mundial da Saúde. E assim tem sido. Dia 07 de abril, todos os anos, desde 1948.

No Brasil essa data vem sendo comemorada desde 1993, quando a Plenária Municipal de Saúde de São Paulo, assumiu essa tarefa e, de lá para cá, todos os anos, promove uma atividade para marcar o Dia Mundial da Saúde. Ao longo do tempo, outras entidades passaram a comemorar a data com atividades, festejos, protestos e reivindicações porque nem sempre temos motivos pra comemorar na saúde dos brasileiros. Há muito o que fazer num SUS – Sistema Único de Saúde, regionalizado, num processo ascendente, em permanente construção, com participação popular e fiscalização conselheira e cidadã.

A Plenária Municipal de Saúde está justamente, neste ano de 2018, promovendo um evento que tem a finalidade de fortalecer a participação social na construção desse SUS para todos, idealizado há 30 anos e que não chegou a se concretizar por inteiro ainda, mas que, ao contrário, padece de constantes ataques à sua existência e a seus princípios. Um dos princípios mais caros do SUS é a participação social. Como fortalecer? A começar, falando a mesma linguagem, trabalhando juntos. Vamos falar sobre isso no próximo dia 07/04/2018.

Não perca por nada o seminário Democracia, Participação e Controle Social no SUS, um encontro de conselheiros de todas as esferas: municipais, estaduais, nacionais, participativos, locais e regionais. Na mesa, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público, Tribunal de Contas do Município e Central de Movimentos Populares. Vamos falar sobre fragilidades e somar fortalezas.

Seminário Democracia, Participação e Controle Social no SUS
dia 07/04/2018, das 9h às 13h
Rua São Bento, 413 – Salão Azul

Em conjunto com a Caminhada Noturna pelo Centro, a Plenária Municipal de Saúde também está promovendo uma segunda atividade em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no dia 05/04/2018. Trata-se da Caminhada Noturna da Saúde, com saída às 20h, em frente ao Teatro Municipal. Vai percorrer cerca de 2 km, desvendando alguns edifícios e lugares ligados à história da saúde e a seus determinantes sociais na Capital. Esta atividade será guiada.

Contamos com sua participação nos dois eventos e também com a colaboração, divulgando. Esperamos você.

Tem 0 comentários
captcha
Quero ser notificado por e-mail quando há novos comentários.