Atividade do Dia Internacional da Mulher é realizada no Alvarenga, em São Bernardo do Campo (SP)

Rogéria Araujo

A atividade contou com a participação da deputada estadual Ana do Carmo, que abordou um dos principais temas da conjuntura brasileira: a Reforma da Previdência e como isso afetará as mulheres em vários aspectos. O advogado Vagner Caetano de Barros também tirou dúvidas sobre o que pode acontecer se a reforma da previdência for aprovada. Já o médico, Leandro Martinez, falou sobre um tema de extrema importância: a saúde da mulher.

De acordo com a coordenadora local, Valda Leite, foi uma ótima oportunidade para que as mulheres pudessem interagir e conversar sobre assuntos de seu interesse. “Muitas perguntas foram feitas e respondidas pelos/as assessores/as. Foi importante este espaço para que as mulheres pudessem sair bem informadas, sobretudo com temas que estão em pleno debate”, afirmou a coordenadora.

Leandro Martinez abordou a consciência de que a mulher deve fazer exames periódicos como o papanicolau (que identifca o câncer uterino) e a mamografia (que identifica o câncer de mama), além dos exames de rotina que auxiliam a previnir doenças que podem se agravar com o tempo.

No campo da previdência, tanto Ana do Carmo como Vagner Caetano de Barros falaram sobre os prejuízos que a reforma proposta pelo atual governo de Michel Temer pode trazer para as mulheres, pois a mesma não leva em consideração a dupla jornada a que muitas mulheres são submetidas; os baixos salários se comparados aos dos homens, e o tempo de aposentadoria que aumenta sem levar em consideração esses pontos já citados.

O projeto

O projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política tem apoio da União Europeia e CAFOD. É executado pelo Programa Justiça Econômica, do qual fazem parte o Grito dos/as Excluídos/as Continental, Pastoral Social, Pastoral da Saúde, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, contando com o apoio da rede Jubileu Sul Brasil.

O principal propósito deste projeto é, através de formação e incidência política, garantir melhor acesso e informação sobre o sistema de saúde pública do Brasil para populações vulneráveis.

Para mais informações e confirmação de presença: coord.direitosesaude@gmail.com
WhatsApp: (85) 99619.2566 (Rogéria Araújo)
Facebook: Programa Justiça Econômica | www.direitosociais.org.br

“O conteúdo deste documento é de responsabilidade exclusiva do Programa Justiça Econômica, não podendo, em caso algum, considerar-se que reflete a posição da União Europeia”

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>