Direitos Sociais

http://direitosociais.org.br

Parceiros

CAFOD JubileoSul
Pastorais Sociais Grito de los Ecxluídos/as Commisao Barileira Pastoral Saudade

Com apoio da

UE

Natal – Integrantes do projeto Direitos Sociais e Saúde são eleitos Conselheiros da UBS Parque das Dunas

Exercer o controle social com participação popular é fundamental para a melhoria dos equipamentos de saúde e para conhecer mais e atender as demandas da comunidade. Na Unidade Básica de Saúde do Parque das Dunas, situada na Zona Norte de Natal, essa missão será assumida por quatro integrantes do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política, que foram eleitos, entre outros, para o Conselho Local de Saúde, no último dia 29 de setembro.

José Garrido de Lima Neto, José Inácio da Silva e Edinaldo Calixto Torres e Elitânia Fortes (como suplente), agentes da Pastoral da Saúde de Natal, foram eleitos/as para exercer por dois anos a função de conselheiros de saúde local da Unidade que fica no bairro Pajuçara, região que contabiliza cerca de 60 mil habitantes. O coordenador do projeto local, Nilton Minora, explica que a região foi ficando cada vez mais populosa, mas que há mobilização para que o atendimento na região seja compatível.

“Exercer o controle social e uma experiência que nos leva ao conhecimento dos nossos direitos e deveres das diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde e o planejamento local de saúde e estabelecer um conselho local na comunidade, além de ser uma ponte para as pessoas que não têm conhecimento de seus direitos e deveres com usuários”, afirmou José Garrido, um dos eleitos e integrante do projeto.

Para ele a função social do conselheiro de saúde, ao estar em grupo com gestores, trabalhadores e usuários, só fortalece a luta por direitos e cidadania. Elitânia Fortes ressalta: “A importância de participar do Conselho Local de Saúde é porque estamos juntos com o gestor, os funcionários, ajudando naquilo que eles necessitam, buscando melhoria para a comunidade e para os servidores públicos também. É oportunidade par fazer diminuir o sofrimento daqueles que precisam de uma consulta, de um exame”.

Os/as conselheiros/as se reúnem a cada primeira sexta-feira de cada mês. Sempre que possível fazem visitas às Unidades para escutar os usuários do Sistema Único de Saúde e observar como está funcionando o equipamento.

*O projeto *

O projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da Agência Católica de Desenvolvimento da Inglaterra e País de Gales (Cafod). É executado pelo Programa Justiça Econômica, do qual fazem parte o Grito dos/as Excluídos/as Continental, Pastoral Social, Pastoral da Saúde, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, contando com o apoio da rede Jubileu Sul Brasil. O principal propósito deste projeto é, através de formação e incidência política, garantir melhor acesso e informação sobre o sistema de saúde pública do Brasil para populações vulneráveis.

Para saber mais: www.direitosociais.org.br | Facebook: Programa Justiça Econômica
Emails: coord.direitosesaude@gmail.com | comunica.direitosesaude@gmail.com

O conteúdo deste material é de responsabilidade exclusiva do Programa Justiça Econômica, não podendo, em caso algum, dizer que representa a opinião da União Europeia.

Última modificação: 4 de Outubro de 2017 às 11:36
Tem 0 comentários
captcha
Quero ser notificado por e-mail quando há novos comentários.