Alvarenga, em São Bernardo do Campo, realiza lançamento de projeto cofinanciado pela União Europeia sobre saúde pública Localizado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o bairro Alvarenga realizará no próximo dia 2 de outubro o lançamento ofici

Equipe Comunicação Programa de Justiça Econômica

Localizado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o bairro Alvarenga realizará no próximo dia 2 de outubro o lançamento oficial do projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e Incidência Política”, voltado para a formação de lideranças, agentes das Pastorais da Saúde e moradores da região do Alvarenga na saúde pública. A atividade acontecerá às 19h, na Sociedade Amigos do Jardim Thelma.

O objetivo deste projeto, cofinanciado pela União Europeia, é contribuir para a melhoria do acesso dos grupos mais vulneráveis aos serviços de saúde pública, o Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando que os princípios e recursos estabelecidos na Constituição Federal para o direito à saúde pública de qualidade sejam garantidos.

Luiz Bassegio, coordenador geral do projeto no Brasil, ressalta que “o projeto defende a saúde como um direito dos cidadãos e dever do Estado. Saúde não como mercadoria, onde só quem tem dinheiro a compra, mas como um direito de todos. O projeto ajuda as comunidades através do processo de formação, fazendo-as conhecerem seus direitos e empoderando-as no sentido de terem os mesmos garantidos”.

Para o coordenador local do projeto no Alvarenga, Mancha Gomes, o projeto é de extrema importância para garantir aos moradores mais base para fiscalizar e cobrar ações na área da saúde pública.“O projeto vai formar, através de várias atividades, lideranças e agentes em diversos aspectos da saúde pública, do SUS, seu surgimento, financiamento, funcionamento. De posse desse conhecimento é possível cobrar direitos que são básicos para a população mais desassistida. Esse é um grande diferencial do projeto”, afirmou.

Este novo projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales). O projeto será implementado no Brasil nos próximos três anos por quatro entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: Grito dos Excluídos Continental, as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral da Saúde Nacional.

Além do Alvarenga, o projeto se desenvolve no Grajaú (SP) e em Natal (RN). A proposta é que nestes três anos de atuação o projeto forme 900 lideranças e agentes das Pastorais de Saúde.

*Serviço:
*Data e hora: 2 de outubro, às 19h
Local: Sociedade Amigos do Jardim Thelma (Rua João Bruni, 111, Jardim Thelma)

Para mais informações: www.direitososociais.org.br
Assessoria: Rogéria Araujo (11) 96369.9878 | (85) 98683.8141
e-mails: coord.direitosesaude@gmail.com comunica.direitosesaude@gmail.com

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Puedes usar estas etiquetas y atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>